Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Os barcos

22.06.07 | ssacramento
"Era uma vez um homem que habitava à beira do rio. Uma manhã, depois de uma noite de chuva intensa, verificou que as águas do rio tinham subido e chegavam à porta da sua casa. A rádio assustou-o um pouco: "Todos os que habitam junto ao rio devem deixar as suas casas; as águas estão a subir."
O homem era muito religioso e tinha uma grande confiança em Deus. Ajoelhou-se e começou a rezar:
- Senhor, salva-me!
Naquele momento, ouviu uma voz que vinha do alto. Era a voz do Senhor:
- Não tenhas medo! Eu cuidarei de ti!
Cheio de alegria, levantou-se e continuou a trabalhar como se nada acontecesse. A meio da manhã as águas do rio chegavam-lhe aos ombros e teve de se refugiar no andar superior. Passou um barco de bombeiros. Um deles, ao vê-lo, gritou:
- Venha depressa connosco! É perigoso ficar aí!
O homem, apontando para o céu, respondeu:
- Não! Tenho um seguro superior!
A meio da tarde, a água já tinha subido tanto que ele teve de se refugiar no sótão. Passou um barco da Protecção Civil e uma voz gritou:
- Desça depressa! A água vai subir ainda mais!
O homem recusou teimosamente, dizendo:
- Eu tenho um protector!
Ao fim da tarde, a água subiu ainda mais e o homem teve de se refugiar no telhado. Passou um barco da Cruz Vermelha, que procurava os últimos a salvar. Em vão tentaram levá-lo. Ele  agarrou-se à chaminé dizendo:
- Não preciso. Tenho quem me salva!
A água continuou a subir e o homem acabou por morrer afogado. Ao chegar ao Paraíso, apresentou-se diante de Deus e protestou:
- Disseste que pensavas em mim e deixaste que eu morresse!
Deus fixou-o com um olhar cheio de bondade, dizendo:
- Eu pensei em ti! Mandei-te três barcos! Tu é que os recusaste!"

Deus age por meio das pessoas que fazem o bem e ajudam os irmãos. Deus está no meio de nós e precisa de cada um para manifestar o seu amor às pessoas. Confiamos verdadeiramente no amor imenso de Deus?

(FERREIRA, Pedrosa - Educar contando. Porto: Edições Salesianas, s/d)