Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

A Bíblia (II): por onde começar?

26.06.07 | ssacramento
É muito relativo determinar por onde se deve começar a leitura da Bíblia, pois depende muito da experiência de cada comunidade ou de cada pessoa. Entretanto, aqui fica uma sugestão.

A Bíblia, biblioteca do povo de Deus, converge para um centro que ilumina o passado e o futuro: o mistério pascal de Jesus - a sua encarnação, actividade, paixão, morte e ressureição. É a partir desse centro, experienciado e reflectido pelas comunidades cristãs, que encontramos a ligação, o cimento, que une toda essa biblioteca. É em Jesus Cristo que a história do povo do Antigo Testamento vai adquirir o seu significado pleno, dentro do projecto de Deus e será modelo para todas as comunidades que formam o novo povo de Deus, em todos os tempos e lugares.

Para quem inicia a tarefa de percorrer a Bíblia fá-lo-á com mais segurança e luz se começar a lê-la e estudá-la a partir de um primeiro contacto com o seu personagem central: Jesus.

O livro que mais se presta para esse primeiro contacto com Jesus é o Evangelho de Marcos. Foi o primeiro Evangelho a ser escrito; é o mais curto e o mais simples dos Evangelhos; Marcos tem como objectivo justamente responder à pergunta "quem é Jesus?". Depois, poderemos então começar do início, do Génesis, lendo sem pressa, e aos poucos conheceremos as experiências de um povo, com as suas fidelidades e infidelidades, os seus conflitos e esperanças. A partir de Jesus, iremos reconhecendo na história do povo da Bíblia o que é o projecto de Deus e o que não é. Deste modo, a nossa vida e história também serão iluminadas pelo caminho desse povo.

(Curso de Iniciação à Catequese, Secretariado Diocesano da Educação Cristã da Infância e Adolescência do Porto)