Pensar + Orar = Meditar
23.07.07 | ssacramento

O que é meditar? Numa definição simples, meditar significa o exercício de reflexão, acompanhado pelo diálogo orante. A meditação supõe uma actividade interior da memória (para recordar a cena evangélica ou a verdade que quero meditar), da inteligência (para discorrer, pensar sobre o assunto da meditação) e da vontade (para ter desejos sinceros).
Como fazer meditação? Seguindo o Padre Dário Pedroso, apresenta-se o seguinte esquema de meditação:
- Presença de Deus - Começar por fazer actos de fé na presença de Deus. O Senhor está presente em nós, já nos espera quando vamos rezar. Sabe o que somos, pensamos, onde estamos. Invade as nossas vidas. É uma oração de presença, que nos ajuda a serenar, pacificar, a fazer silêncio. Pensar com quem vou estar dar-me-á uma dimensão de acolhimento, escuta, delicadeza de alma.
- Pedir luz, sabedoria - Só a luz do Espírito me poderá ajudar a meditar bem e súplicas como "ensina-me a rezar", "ajuda-me a saborear a Palavra", "reza em mim, reza comigo", "ajuda-me a concentrar, escutar, a abrir-me ao Teu amor", podem ser rezadas para que a oração se torne mais obra de Deus que nossa.
- Ler o texto - Pausadamente, com atenção, faz-se a leitura de um pequeno trecho do Evangelho, da Liturgia da Missa, ... A leitura ajudará a dominar distracções e a não nos perdermos.
- Reflectir - Trata-se de saborear o texto, ver a sua riqueza, aprofundar algum aspecto. Ir colocando perguntas: Que querem dizer estas palavras? Que ensinamento me trazem? Como posso pô-las em prática? Como é que Jesus as viveu? Que tenho de mudar para viver segundo essa dimensão? Que vou fazer para que os outros a vivam?
- Dialogar - Depois da reflexão virá o diálogo ou colóquio, uma conversa mais íntima em que o coração fala com Deus, agradecendo o Seu ensinamento, louvando-O, pedindo-Lhe perdão pelas infidelidades, enfim, falando como um amigo fala com outro.
- Propor - A oração é para a vida, para que esta vá mudando. É o levar a oração para a vida através de um propósito, de algo que nos comprometa.