Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Agir com calma

26.07.07 | ssacramento
Não são as grandes tempestades que levam o agricultor a esperar grandes colheitas; são as chuvas calmas e constantes, que descem ao fundo das raízes.
Não são os gritos que fazem os bons amigos; é a conversa tranquila, umas risadas de vez em quando, as histórias e as recordações. É a vida derramada através do diálogo e da confiança mútua.
Não são os vendavais que distribuem o pólen de flor em flor; são os insectos, as borboletas, as abelhas.
O que faz crescer a paz e o bem nos lares são as palavras criteriosas da mãe e do pai, que entram calmamente no coração dos filhos. Os gritos espantam e afastam.
As grandes ideias não são fruto do barulho, mas da reflexão. Se queremos fazer um retiro, não escolhemos uma sala de jogos. As melhores preces são aquelas que proferimos em voz calma e silenciosa.
Não é no barulho das praças que resolvemos as nossas dúvidas ou estudamos as nossas decisões. É no silêncio do quarto, ao longo das noites. Não se evitam divórcios com discussões ou argumentos sofisticados, mas com o diálogo calmo e paciente.
Cristo veio a este mundo para anunciar a mensagem do Pai e fê-lo com suavidade. Usa também esta técnica. Mais elogios do que críticas. Ninguém resiste ao amor.
Deus não mora no barulho. Não te apresses. Não te precipites.

(BÁGGIO, António - Tudo transformar em cada amanhecer. Lisboa: São Paulo, 1993)