Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Férias inteligentes = Férias diferentes

27.07.07 | ssacramento
Para muitos já chegaram as férias e para outros elas estão quase a chegar. É altura de fabricar mil e um sonhos e projectos a realizar: em que hotel ficar, a que campismo ir, até que horas dormir, quanto tempo de praia e banhos de sol tomar, são algumas das tantas actividades de rotina desse tempo chamado descanso.

Mas todas essas coisas que se fazem durante o tempo de férias levam a experimentar o verdadeiro descanso, ganhar novas energias, crescer e aprofundar relações? Muitas vezes parece que as pessoas voltam mais cansadas e menos desejosas de começar com força os novos desafios que a vida lança! Certo é que precisamos realmente de descansar. Então, o que fazer para que as férias se tornem um tempo propício para o repouso, alegre e de festa? Aqui fica uma receita do bom descanso.

  • Saber programar - as férias são o tempo oportuno para pararmos e avaliarmos as actividades realizadas. É necessário saber se estamos a crescer e a dar frutos nos compromissos assumidos. É o tempo ideal para ajustar projectos e marcar novas metas e sonhos. Para isso é necessário uma dose de 10 minutos de silêncio interior todos os dias, num local calmo. Jesus costumava procurar momentos de silêncio para ver o andamento da sua vida, confrontando-se consigo próprio e com o seu Pai.
  • Saber conversar - as férias também podem servir para estarmos mais tempo com as pessoas que amamos, familiares e amigos, conversarmos com eles sem pressas, contrariamente ao resto do ano em que andamos sempre atarefados.
  • Saber aprender - podemos ainda aproveitar as férias para enriquecer o espírito, cultivando os seus talentos e dons. E podemos aprender tanto escutando os outros com atenção!
  • O resto é para ti - há que deixar um lugar vago para ti, para que também tu possas acrescentar mais ingredientes a esta receita inteligente.
Então, e agora? Vais gozar uma férias diferentes? Boas férias!

(Adaptado do artigo de Luís Maurício, in Revista Fátima Missionária, Agosto/Setembro 2007)