Férias inteligentes = Férias diferentes
27.07.07 | ssacramento

Mas todas essas coisas que se fazem durante o tempo de férias levam a experimentar o verdadeiro descanso, ganhar novas energias, crescer e aprofundar relações? Muitas vezes parece que as pessoas voltam mais cansadas e menos desejosas de começar com força os novos desafios que a vida lança! Certo é que precisamos realmente de descansar. Então, o que fazer para que as férias se tornem um tempo propício para o repouso, alegre e de festa? Aqui fica uma receita do bom descanso.
- Saber programar - as férias são o tempo oportuno para pararmos e avaliarmos as actividades realizadas. É necessário saber se estamos a crescer e a dar frutos nos compromissos assumidos. É o tempo ideal para ajustar projectos e marcar novas metas e sonhos. Para isso é necessário uma dose de 10 minutos de silêncio interior todos os dias, num local calmo. Jesus costumava procurar momentos de silêncio para ver o andamento da sua vida, confrontando-se consigo próprio e com o seu Pai.
- Saber conversar - as férias também podem servir para estarmos mais tempo com as pessoas que amamos, familiares e amigos, conversarmos com eles sem pressas, contrariamente ao resto do ano em que andamos sempre atarefados.
- Saber aprender - podemos ainda aproveitar as férias para enriquecer o espírito, cultivando os seus talentos e dons. E podemos aprender tanto escutando os outros com atenção!
- O resto é para ti - há que deixar um lugar vago para ti, para que também tu possas acrescentar mais ingredientes a esta receita inteligente.
(Adaptado do artigo de Luís Maurício, in Revista Fátima Missionária, Agosto/Setembro 2007)