Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

O poço de Ryan

24.10.07 | ssacramento
Ryan Hreljac vive no Canadá. Quando tinha seis anos, uma conversa com a professora mudou-lhe a vida. Na sala de aula ela falou-lhe da vida das pessoas em África. Levavam uma vida difícil. Sofriam, sobretudo, pela falta de água. Por isso, ficavam doentes e quem mais sofria eram as crianças.

Todos os colegas ficaram impressionados, mas Ryan deu um passo à frente: decidiu fazer algo. Começou a prestar serviços domésticos e conseguiu angariar 70 dólares. Ouviu que, com essa quantia, se podia abrir um poço. Mas não era verdade. A companhia canadiana Water Can, que recolhe fundos para África, disse-lhe que não eram suficientes 70 dólares; seriam necessários 2000.

Ryan não deu parte de fraco. Conseguiu mais 700 dólares. A companhia canadiana comprometeu-se a juntar o que faltava. E, assim, passados uns meses, surgiu um poço de água na aldeia de Angolo, no Norte do Uganda.

A notícia espalhou-se por todo o Canadá. O projecto de Ryan cresceu e converteu-se na fundação Ryan's Well (o Poço de Ryan). Actualmente, esta fundação já conseguiu construir 238 poços em onze países, servindo mais de 395 mil pessoas.

O exemplo de Ryan mostra, de uma maneira simples, como fazer o bem aos outros, como pede Jesus. Não há nada que mais nos encha a vida. Estar atento aos outros que necessitam da nossa ajuda e fazer algo em concreto é a aventura mais bonita e maravilhosa. E se tantas vezes dizemos que o mal contagia, pois o bem também. E se calhar, até mais. Bastou o interesse e a determinação de um menino para fazer que outros encontrassem sentido para a sua vida: ajudar com gestos concretos e simples. É mesmo esse o caminho que Jesus nos aponta. (...)

Não há idade para fazer o bem. "Hoje" é a idade para fazer a diferença.


(Revista Cruzada, Novembro 2007)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.