Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Viver melhor a Eucaristia: a oração

28.10.07 | ssacramento
"Oremos!" "Orai, irmãos!"
É com estas palavras que a Igreja insiste no convite à oração ao longo da celebração eucarística. A oração prepara-nos a mesa e veste-nos de rigor para entrarmos na festa. Como os primeiros cristãos, também nós somos os convidados do Senhor Ressuscitado. Oração e Eucaristia completam-se na mesma atitude e exigência de adoração e acção de graças. Porque somos convidados do banquete, somos igualmente convidados da oração.

Na Eucaristia concentra-se e actua toda a oração da Igreja e do cristão. A Eucaristia é também a oração de Jesus. Na oração eucarística de Cristo temos acesso à Trindade e vamos concelebrar com as Três Pessoas Divinas. O Pai preside ao altar; o Filho oferece-se como vítima de imolação; e o Espírito Santo é o fogo sagrado, que consuma o sacrifício.

A Igreja é comunidade orante. Vive em oração. A Igreja é o sacramento de união dos homens com Deus, e a oração é a expressão da nossa união com Deus. A Igreja é o sacramento, mas o sinal sensível está na oração. Por ela mostramos ao mundo que Jesus vive e está no meio de nós. Unidos em oração é que a Igreja se mostra ao mundo e faz comunidade. A oração tem um carácter comunitário.Rezar em comum é a manifestação da unidade da Igreja. Não há vozes dispersas; rezamos todos unidos num só coração e numa só alma. A oração em comum faz a comunhão fraterna, a comunidade do amor. Orando juntos, pomos o coração em comum, sentindo o que o irmão sente, amando o que o irmão ama.

Para que haja oração comunitária tem de haver oração pessoal. Por isso, todo o cristão é orante do Pai. Pelo Baptismo professámos oração e nela encontramos a força da vida e o sustento da graça. Na oração de toda a hora celebramos Eucaristia. É celebração contínua, que assume e eleva todas as coisas, dando-lhes voz e sentido total. Quando eu rezo, reza Cristo e reza a Igreja una e santa.


(Adaptado de GUERRA, Paulo - Missa em Sim Maior. Para Viver Melhor a Eucaristia. Braga: Editorial A.O., 1997)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.