Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Símbologia do menino: o Menino Jesus

27.12.07 | ssacramento
Os Evangelhos falam muitas vezes de Jesus como Menino (Lc 2,17.27.33.40.48; Mt2,11.13.14...), mas também falam muitas vezes de outros meninos. O termo menino é frequentemente símbolo da simplicidade e de todas as virtudes positivas, em ordem a entrar no reino de Deus. Logo, menino não significa necessariamente uma pessoa de tenra idade, podendo significar alguém que não é ainda "adulto", crescido, na condição social ou em qualquer outro aspecto da vida.

Assim, um pobre, ignorante, uma pessoa de condição social inferior podem ser chamados "pequeninos" ou "meninos" e seria nesse sentido que Jesus terá dito: "Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais de vir a mim, pois delas é o reino dos céus" (Mt 19,14; Mc 10,13-16).

A nova maneira de ser e de viver que Jesus veio ensinar consiste em ser simples e aberto a Deus e aos novos valores do Reino anunciados por Ele,  valores que só podem ser aceites por quem tiver um coração aberto e simples como o de um menino. A estes contrapõem-se os "adultos", os sacerdotes e escribas, que não querem a procissão dos ramos feita a Jesus, nem os cânticos dos meninos. "Perante os prodígios que Ele realizava, os meninos gritavam no Templo: Hossana ao Filho de David" (Mt 21,15). Os sacerdotes e escribas não gostaram nada destes louvores que os meninos lhe tributavam. Jesus respondeu-lhes com o Salmo 8,3 (Mt 21,17).  Assim, estes "adultos", os sábios e entendidos, os escribas e sacerdotes,
estão cheios de preconceitos e más intenções contra Jesus, acreditando mais na sua sabedoria humana do que na sabedoria que vem de Deus, enquanto os meninos são vistos no aspecto positivo: simples, naturalmente bons, sem os preconceitos e a maldade dos adultos (Mt 11,25; Lc 10,21; 1Cor14,20).


(Revista Bíblica, nº 241)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.