Simbolismo da imersão no Baptismo
13.01.08 | ssacramento
Com a imersão na água temos o simbolismo da morte, por trás do qual se encontra o dilúvio que aniquila e destrói. No pensamento dos antigos, o oceano aparecia como a permanente ameaça do cosmos, da terra: as águas primordiais que podem sepultar toda a vida. Na imersão, o rio podia assumir em si também esta simbologia.
Como corrente, o rio é também símbolo da vida: tal como os grandes rios (Nilo, Eufrates, Tigre) eram os dadores de vida, também o Jordão era (e é) a fonte de vida para a sua terra.
Deste modo, com a imersão simboliza-se a purificação, a libertação da imundície do passado, que pesa sobre a vida e a desfigura; trata-se de um novo início, isto é, de morte e ressurreição, de recomeçar a vida do princípio e de maneira nova; é um renascimento. Somente a partir da cruz e da ressurreição é que se torna claro todo o significado deste acontecimento.
(Adaptado de RATZINGER, Joseph - Bento XVI. Jesus de Nazaré. Lisboa: A Esfera dos Livros, 2007)
Por que baptizar uma criança?
"Filhote, hoje baptizamos-te com grande alegria, o papá, a mamã, o maninho, a família e os amigos. Ou melhor, isto não está bem dito. Não somos nós que te baptizamos, viemos todos hoje aqui na festa do Baptismo do Senhor pedir à Igreja que te conceda a graça do baptismo..."
Este é o início da carta de um pai, no baptismo do seu filho. Pode ser lida, na sua globalidade, na Folha Pão e Vida.