"A Grande Alma"
30.01.08 | ssacramento

Gandhi foi um dos fundadores do estado indiano e baseou toda a sua vida na defesa da verdade e do princípio da não violência. A Índia era então uma colónia inglesa. Após a 2ª Guerra Mundial, Gandhi envolveu-se com o movimento pela independência desta colónia, tendo sido preso por diversas vezes devido ao seu activismo pacífico (como por exemplo, o uso do jejum como forma de protesto). Gandhi posicionou-se contra a divisão da Índia em dois estados, o que efectivamente veio a acontecer com a criação da Índia (predominantemente hindu) e o Paquistão (sobretudo muçulmano).
Embora seguindo os ideais cristãos, Gandhi manteve-se hindu. Um dia, tendo sido convidado a baptizar-se e converter-se ao cristianismo, recusou-se fazê-lo alegando que os cristãos não seguiam a doutrina vivida por Cristo. Dá que pensar, não é verdade?
Algumas frases de Mahatma Gandhi:
"A única revolução possível é dentro de nós.”
"A não-violência não existe se apenas amarmos aqueles que nos amam. Só há não-violência quando amamos aqueles que nos odeiam. Sei como é difícil assumir essa grande lei do amor. Mas todas as coisas grandes e boas não são difíceis de realizar? O amor a quem nos odeia é o mais difícil de tudo. Mas, com a graça de Deus, até mesmo essa coisa tão difícil se torna fácil de realizar, se assim quisermos.”
"Orar não é pedir. Orar é a respiração da alma."