Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

DE VOLTA À MISSA – 3

29.05.20 | ssacramento

pentecote_4-2.jpg

 

INDICAÇÕES ESSENCIAIS

 

É com alegria que retomamos a celebração presencial da Eucaristia, mas também com alguma apreensão pelos cuidados que, ainda, devemos ter para connosco e para com os outros. Não será, por enquanto, o ansiado regresso à participação comunitária, com a densidade de presença mútua, intrínseca à celebração do mistério da comunhão na Eucaristia.

Antes de decidir vir à igreja, leia com atenção estas indicações.

- Se não se sente bem, fique em casa e tome os cuidados necessários.

- Se pertence a algum grupo de maior risco, considere as alternativas à celebração presencial ou a possibilidade de participar num dia de semana.

- Se possível, venha em família (de pessoas que coabitem). Uma vez que não estarão obrigados a manter distanciamento entre si, ajudarão a optimizar o uso do espaço.

- Traga máscara, que deverá colocar antes de entrar e manter até sair, com excepção do momento da comunhão. Na fila para a comunhão, antes da sua vez, retire a máscara e reponha-a depois de comungar.

- Traga gel desinfectante, para usar antes e depois de manusear a máscara para comungar.

- À porta, a equipa de acolhimento fornecerá gel para higienizar as mãos. Daí em diante, evite tocar em qualquer superfície.

- Siga as indicações da equipa de acolhimento com confiança e responsabilidade, mantendo sempre o distanciamento físico de 2 metros face às pessoas que não habitam consigo.

- Entre pelas coxias laterais e sente-se no lugar que lhe for indicado. Ocuparemos os lugares do altar para a porta e, no fim, sairemos começando pelos que estão mais próximos da porta.

- Durante a celebração, siga atentamente as indicações para cada momento.

- Se receber a comunhão, deverá recebê-la na mão e fazê-lo correctamente. Se é destro, coloque a mão esquerda, aberta, sobre a direita e espere que o ministro pouse nela a hóstia. Logo de seguida, leve a hóstia à boca com a mão direita. Se for esquerdino, poderá fazer o contrário. Em nenhum caso, o ministro tocará as mãos do comungante.

Neste domingo, apenas disporemos dos lugares possíveis dentro da igreja, pelo que, se não tiver lugar, desde já lhe pedimos desculpa e prometemos encontrar alternativas para os domingos seguintes.

Em qualquer caso, fazemos votos de que a celebração deste Pentecostes lhe traga a consolação do Espírito divino que nos foi dado em Cristo Jesus.