Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

Blogue da Paróquia do Santíssimo Sacramento

... E MEDITAR

26.02.21 | ssacramento

quadro.jpg

26 de Fevereiro

Sexta-feira da Semana I

 

Mt 5, 20-26

Repetimos amiúde que a justiça de Deus se chama “misericórdia”. Decerto que isso nos pode ajudar a ler o evangelho de hoje. Precisamos descobrir uma justiça que supere o estrito cumprimento da lei, que supere a própria lei. Entenda-se, não se trata de fugir à lei, mas de deixar que ela seja pedagogia para ir mais longe. Não convém pôr limites ao caminho com Deus, convém deixar-se conduzir para que Ele nos leve à misericórdia e à reconciliação.

A conversão, tema caro ao tempo da quaresma, pode ser vista como um voltar-se para Deus. Mas, Deus encontra-se melhor ao voltar o olhar sobre os outros. Podemos procurar Deus de muitos modos, mas é certo encontrá-l’O na vida dos irmãos. Tal como a ruptura com os irmãos acarreta a ruptura com Deus, assim a reconciliação com Deus passa pela reconciliação com os irmãos.

É mais fácil lembrarmo-nos das ofensas que sofremos, ainda que também nos recordemos das que fazemos, sobretudo se recaem sobre alguém de quem gostamos. “Portanto, se… te recordares que o teu irmão tem alguma coisa contra ti”, vai lá pedir perdão. Sim, pedir perdão. Porque somos mais prontos a pensar no que temos de perdoar, mas a reconciliação é mútua. Não se trata de perdoar os irmãos numa atitude de superioridade moral, mas de saber pedir perdão. Não importa quem ofendeu e que foi ofendido, muito menos importa que tem razão. Reconcilia-te, porque misericórdia é o nome de Deus.

 

-- -- --

 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se a vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos Céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não matarás; quem matar será submetido a julgamento’. Eu, porém, digo-vos: Todo aquele que se irar contra o seu irmão será submetido a julgamento. Quem chamar imbecil a seu irmão será submetido ao Sinédrio, e quem lhe chamar louco será submetido à geena de fogo. Portanto, se fores apresentar a tua oferta sobre o altar e ali te recordares que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão e vem depois apresentar a tua oferta. Reconcilia-te com o teu adversário, enquanto vais com ele a caminho, não seja caso que te entregue ao juiz, o juiz ao guarda, e sejas metido na prisão. Em verdade te digo: Não sairás de lá, enquanto não pagares o último centavo».